sábado, 14 de dezembro de 2013

Pandoro com massa poolish




O nome do Pan d'oro ("pão de ouro") vem da cor do ouro amarelo intenso que o bolo possui. Suas origens, porém, são incertas. Os historiadores têm tentado por um longo tempo entender de onde esse bolo veio e as teorias são ainda conflitantes.
Durante a Idade Média, o pão branco era consumido apenas pelos ricos, enquanto as pessoas comuns só podiam comer pão preto e, muitas vezes, nem isso. Pães doces eram reservados para a nobreza. Os pães enriquecidos com ovos, manteiga e açúcar ou mel eram servidos nos palácios e ficaram conhecidos como "pão real" ou "pão de ouro".
As sobremesas consumidas no século 17 foram descritas no livro da Irmã Celeste Galilei, Cartas ao Pai, publicado por La Rosa de Turim, e que incluíam "pão real" feita de farinha, açúcar, manteiga e ovos. No entanto, o pão já era conhecido e apreciado na Roma antiga de Plínio, o Velho, no século primeiro. Esse pão foi feito com "a melhor da farinha combinada com ovos, manteiga e óleo." Virgílio e Tito Lívio mencionado a preparação sob o nome Libum
Alguns especialistas acreditam que o Pandoro nasceu na República de Veneza no século XVI, quando os bolos em forma de cone, coberta com folhas de ouro e chamada de "Pan de Oro" foram servidas nas mesas dos ricos nobre povo.

Segundo outros, pelo contrário, sua origem vem de um bolo de idade Média, em forma de estrela que os habitantes de Verona comem no Natal: o "Nadalin".
No entanto, a teoria mais confiável para o nascimento do Pandoro teria uma ligação com a Casa Real da família Habsburgo, na Àustria.
No século XVIII a XIX as técnicas de preparação do "pane di Viena" já eram conhecidos, e essas técnicas também estão na base da preparação do Pandoro.
A produção do Pandoro, em Verona melhora ao longo do século XIX até o final do mesmo. Este bolo foi a expressão mais típica da produção de confeitaria de Verona e hoje é famoso em toda a Itália como um dos bolos tradicionais de Natal.
Pandoro ainda mantém a forma de estrela do velho "Nadalin" e sua estrutura de cone truncado com bordas grandes formando a forma típica estrela de oito pontas.
Há aqueles que vêem o brioche francês como o ancestral do Pandoro e aqueles que a consideram como um derivado da arte vienense de pastelaria, mesmo que a escola é própria da derivação francesa.

No entanto, a primeira citação de uma sobremesa claramente identificada como Pandoro, data do século 18. A sobremesa, certamente figurava na cozinha da aristocracia veneziana. Veneza foi o principal mercado para especiarias como até o século 18, bem como para o açúcar que até então tinha substituído mel em bolos e pães Europeu feito de massa levedada. E foi em Verona, no território de Veneza, que a fórmula para fazer pandoro foi desenvolvida e aperfeiçoada, um processo que exigiu um século.
A história moderna deste pão sobremesa começou em Verona, em 30 de outubro de 1894, quando Domenico Melegatti obteve uma patente para um processo a ser aplicado na produção industrial Pandoro.
Em 1894, quando entrou para a história pandoro de produtos de confeitaria italiana, que tinha sido uma prática tradicional em Verona para pasteleiros para ir a Viena para aprender seu ofício. Até algumas décadas atrás, as lojas mais antigas de pastelaria no centro histórico de Verona empregado confeiteiros e padeiros austríacos Veronese que habitualmente vão para Sacher famosos de Viena, para treinar.


Ingredientes:

200 gr de massa poolish (200 gr de farinha, 100 ml de agua filtrada, 4 gr de fermento seco granulado) misture bem e deixe coberto com pano por 36 horas em temperatura ambiente.

esponja:
300gr de farinha
2 envelopes de fermento seco ( não colocar o fermento com açucar, nem sal misture-o direto na farinha)
300 ml de agua filtrada

misturar tudo e deixar descansar por 30 min coberto com plastico filme
na geladeira
a esponja deve ser feita , pois a massa é muito rica em gordura e açucar.

massa:
600gr de farinha especial
190 gr de açucar
30 gr de leite em pó
200 gr de massa mãe
10 gemas
100 gr de manteiga extra
1 colher de sopa de mel de laranjeira
1 colher de sobremesa de raspas de laranja 
10 gr de sal

mistura todos os ingredientes da massa , menos a manteiga
adiciona o sal, a esponja e leve para a tabua untada com oleo, de uma boa sovada ate que atinja o veu de gluten.(a massa deve ficar bem lisa e brilhante) .
adicione 100 gr de manteiga
3 colheres de essencia de panetone
2 colheres de essencia de laranja
1 colher de sopa de essencia de limão e as raspas
1 colher de sopa de essencia de baunilha preta e branca
e continue sovando, usando a manteiga para que a massa nao grude nas ,ãos (procure usar uma espatula, para facilitar a sova) sove por 20 minutos, leve a massa para geladeira e deixe por 30 minutos

estes fiz na masseira, podendo ser feito na batedeira potente ou MFP

a massa deve ser muito bem sovada ate atingir o veu de gluten
depois de sovada vai, para geladeira por 1 hora
retire da geladeira e deixe crescer em temperatura ambiente
asse em temperatura quente nos primeiros 10 minutos e depois use temperatura media ate o fim



3 comentários:

  1. Olá

    Não conhecia e seu blog e vim cá ter através de outro. Adorei. Tem sugestões deliciosas por aqui. Este panetone deve ser muito ricos em sabores e deve estar divinal.

    Beijinhos e boa semana
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Joana,a chefe dos deliciosos pães.
    Sempre fico surpresa com sua deliciosas receitas
    .Grata por mais este.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosas as suas receitas, mas gostaria de uma informação, me desculpa pela minha ignorância mas estou começando a fazer pães etc e não entendi se na receita acima tem a receita da massa poolish e a esponja é a mesma coisa, usa uma ou outra? por favor me esclarece e desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir